Páginas

segunda-feira, 18 de maio de 2009

A trajetória de Chagas Barbosa


Aos 29 dias do mês de outubro de 1946, pela manhã, a dona Maria de Nazaré das Chagas Barbosa dava à luz na Santa Casa de Misericórdia de Belém-PA, a um menino. O pai, o senhor Raimundo Menino Barbosa, registrou o único filho do casal paraense, com o nome de José Maria das Chagas Barbosa. Aos nove anos de idade, o garoto ficou sem dona Maria, que foi chamada para prestar serviços ao lado do Criador. Ele seguiu sua vida e a conformação veio com a luta diária. Em 1974, seu pai faleceu. 

Em 1976, Chagas Barbosa deixou sua terra natal e se domiciliou em Manaus. Em solo "Baré", foi um destacado repórter esportivo na rádio Difusora no auge do futebol da cidade, que o recebeu de braços abertos. Torcedor da Tuna Luso e do Vasco da Gama, fez fama na chamada capital da Zona Franca em seu pleno apogeu no ciclo comercial. De comportamento sério e bem alinhado, tempos depois já estava no meio da publicidade e em seguida foi diretor comercial da extinta rádio Ajuricaba pertencente ao Grupo Simões.

Nunca deixando o esporte de lado, Chagas sempre atuante e reconhecido por seus méritos, continuou sua escalada de sucesso. Ele é casado há 35 anos com a dona Cecília Abrahim Barbosa. Juntos, construíram uma sólida família, pais do casal de filhos Fábio e Fabiana. E a primeira netinha - a Camila - chamada carinhosamente de "Camilinha", (Filha do Fábio) fez um ano no dia 09 de Maio recente. Chagas está no melhor estilo 'vovozão' com orgulho visível no dia a dia.


Desde a fundação em 1991 da extinta (no nome) TV Rio Negro, que ele apresenta um programa esportivo na emissora, que agora é a "Band" Local; já são 18 anos! É um dos poucos a manter-se tanto tempo no ar, nesta região. Pode-se considerar, que também esteja entre os mais bem colocados no país em termos de longevidade na 'telinha'  de forma ininterrupta. O programa Esporte Total local pode ser assistido aos sábados a partir das 08h00; na produção, os convidados debatem assuntos ligados aos diversos esportes. Claro que, com maior importância voltada para o futebol.


No registro acima, Chagas Barbosa se prepara com a fixação do microfone de lapela, para mais uma gravação da atração. Tranquilo, ele tem a intimidade dos que sabem fazer de primeira sem muitas repetições. A comunicação fácil e direta tem prática e características peculiares de um bom profissional.



O autor desta página o ouviu e viu atuar nos melhores momentos da comunicação aqui na cidade nas décadas de 1970 e 1980, sempre com amplo destaque. Ele não saiu das ondas de transmissão e, ainda comenta futebol na tradicional rádio Rio Mar, emissora da Arquidiocese Metropolitana de Manaus. Vale ressaltar a convivência rápida com o mesmo, na extinta AjuricabaChagas é um bom exemplo a seguir. Por este anos de trabalho com afinco e pura dedicação, em conjunto com a construção de uma família bem solidificada de bons princípios, meus parabéns! E com extensos cumprimentos aos seus familiares. 

Ele me disse que ao todo sua família original está resumida a poucos membros. No entanto, grandiosa com certeza deve ser a herança moral que o futuro reserva para os herdeiros desse ícone. Divina tem sido a continuidade do ciclo brotado na evolução dos teus antepassados com a semente plantada através da união do seu Raimundo e dona Maria, que vingou, e, nos deu  de presente Chagas Barbosa, um talento inegável na comunicação esportiva; além de um grande pai de família. Esta homenagem é sincera e oriunda do modesto ouvinte de rádio daquele áureo e emocionante período manauara. 



Fotos: Aldemir Bispo (no estúdio da extinta TV Rio Negro, atual Band Amazonas)

Informações adicionais: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade a casa é sua!