Páginas

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Célio Antunes


A vida nos apresenta momentos inesperados, muitas vezes agradabilíssimos! Foi o que aconteceu comigo ao reencontrar - depois de vários anos - um dos mais qualificados profissionais do jornalismo local de todos os tempos. Célio Antunes Freitas, atuou como âncora do telejornal da extinta e pioneira TV Ajuricaba, desde que chegou em Manaus no ano de 1970 até 1986, quando a emissora foi vendida para o grupo Simões, surgindo então a RBN - Rede Brasil Norte. 

Ele continuou até 1993, coordenando o departamento jornalístico da nova emissora e participando de mais uma transação empresarial, pois a Assembléia de Deus, assumiu o controle acionário do canal 8, mantendo a sigla, com a denominação de Rede Boas Novas; pouco tempo depois, foi ser diretor na TV Cultura, onde se aposentou.

Nascido em 25 de Fevereiro de 1948, no município de São Tomás de Aquino, próximo ao de Guaxupé no estado de Minas Gerais, foi locutor de rádio em Belo Horizonte. Deixou a capital mineira para rodar o Brasil durante três anos no mesmo segmento da mídia. Deu uma parada em Boa Vista, capital na época, do Território Federal de Roraima, partindo em seguida para o Amazonas. 

Célio chegou em Manaus, a capital amazonense, no ano vitorioso do  tricampeonato mundial de futebol, conquistado no México em 1970 pela Seleção Brasileira. Aqui, constituiu família, realizou um admirável trabalho e fincou raízes profundas na cidade que o acolheu. Virou um manauara de coração. 

Houve uma época, em que o seu semblante era um dos mais conhecidos naquela pacata "Manô". Seguro na apresentação do telejornal da TV Ajuricaba, formatou um padrão jamais alcançado. Até porque, o improviso que lhe era peculiar, aliou-se ao seu estilo incomparável e autêntico, mesclado ao gabarito de alta simpatia. 

Num período em que não existia Teleprompter, ele chegava a decorar laudas inteiras, para seguir na apresentação ao vivo. Pura competência! Sua figura tranquila, generosa, digna e amável, traduz bem uma das características de bom mineiro.


Preservando o caráter, Célio saiu do carro para bater um "plá" suave e como sempre, inteligente. Ainda lembrei do seu clube de coração. Antunes é Botafogo, agremiação que deve ter celebrado muito no auge das grandes conquistas com os craques de nível acentuado no futebol profissional.

Esta postagem registra a satisfação de ter reencontrado o memorável e pioneiro ícone do telejornalismo amazonense. Meus cumprimentos e humildes desculpas ao tentar prestar uma simples homenagem para este cidadão merecedor de muito mais. Grato, pelos belos anos de convivência desfrutados. Inclusive, pertencendo em alguns deles, ao seu departamento e direção, no final da primeira RBN. Boa Sorte Antunes! O texto veio do coração.

Fotos: Aldemir Bispo

Informações adicionais:
pt.wikipedia.org

6 comentários:

  1. Bispo, estou colocando a tua postagem no meu Facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, José Rocha. Como diria o falecido Célio Antunes: "tudo certinho".

      Excluir
  2. Eu tive a sorte de trabalhar com ele na Tv Cultura do Amazonas.

    Um dia fui á sua sala pegar o jornal a Folha, eu ia todos os dias pegar o jornal depois dele ter lido. um dia ele me disse assim ; Reginaldo, vc é prova que uma pessoa pode ser inteligente e bonita, eu por exemplo sou inteliegente mas sou feio e isso é o mais común, e rimos muito disso. foi legal e jamais esquecerei o melhor elogio que me fizeram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele sempre mostrava-se generoso. Reginaldo fiquei honrado com a sua visita neste humilde espaço. Adicionei meu perfil ao seu G1+.

      Grato e volte sempre.

      Excluir
  3. Sinto bastante o ocorrido na realidade estou sabendo do falecimento do meu ilustre amigo com quem tive o prazer de trabalharmos juntos na TV CULTURA DO AMAZONAS, ele como Diretor de Produção e eu como Diretor Técnico Operacional. Lembro-se do Célio assistindo TV e tinha a mania de baixar o volume em todos os intervalos comerciais dava um voltinha e voltava a assistir na sequência da programação. Uma excelente figura, inteligente e sabia fazer amigos com facilidade. Obrigado pela notícia. Edson Câmara - 03/05/2012 00h42´AM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações, Sr. Edson.

      Lembro do senhor, quando muitas vezes fui até a TV Cultura-AM, para enviar matérias ou só imagens para a TV Record, pois na áepoca, eu era repórter no canal 10, na extinta TV Manaus, que fazia parte da rede de afiliadas da emissora paulista. No Rádio e TV eu assinava Aldemir Lima. Tive o imenso prazer de conviver com o saudoso Célio na RBN (Rede Brasil Norte). Não tenho dúvida de que ele foi um ser humano admirável. Grato pela visita.

      Saúde e volte sempre.

      Excluir

Fique à vontade a casa é sua!