terça-feira, 8 de junho de 2010

A Praça da Saudade



Entre a avenida Epaminondas e as ruas Simão Bolívar, Ferreira Pena e Ramos Ferreira, está situada a Praça Cinco de Setembro, inaugurada em 1865.

Este espaço público de Manaus, reune uma história complexa desde seu surgimento. Na área funcionou o cemitério de São José, daí surgiu o nome popular de Praça da Saudade. O campo santo, ocupava toda uma área, que estendia-se até o Instituto de Educação do Amazonas, no lado leste; incluindo também o lado oposto, onde atualmente, está edificada a sede do Atlético Rio Negro Clube.



Reinaugurada em 30 de abril de 2010 a praça ganhou padrões anteriores, com algumas mudanças; o flagrante registrado, mostra ao fundo, um monumento com a estátua que homenageia o primeiro governador da Província do Amazonas, João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha.



Neste clique, em direção ao oeste, aparece a sede do Rio Negro; antes, um pequeno prédio de dois andares, tapava toda esta visão panorâmica.

Tenho vários cliques da praça, mas no solo, tudo fica muito igual e fragmentado; a única opção de mostrá-la com ângulo favorável ao seu traçado inteiro, só mesmo do terraço de um edifício próximo, já que fazer uma incursão aérea, fica distante da minha realidade; então, vou fazer a tentativa mais viável.



Muitas pessoas ainda não entenderam o novo, que pode ser a reedição do velho e, não gostaram de tantos canteiros espalhados, diminuindo os espaços. Talvez o tempo, com o desenvolvimento da jardinagem, possa tirar essa idéia, que nos lembra esses sites poluídos, carregados de enfeites.

Na próxima postagem, vou inserir a placa da obra, com o período que passou em reforma, previsão de entrega e, o custo da mesma. Só sei que houve críticas diversas, na moita, em relação aos valores consumidos, com referência ao que se apresenta aos olhos da população. EU NÃO SEI DE NADA! Deixa como está.

Fotos: Aldemir Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade a casa é sua!