Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

Manaus antiga


Retirei dezenas de fotos antigas de Manaus, que devem ter feito muita falta aqui no blog. Sem dúvida eram úteis para consultas e pesquisas; bem como, para a satisfação de visitantes curiosos, com o passado glorioso da cidade.

Muitos desses registros, foram adquiridos por uma família de peruanos, que tem um representante morando na capital do Amazonas. Trata-se do fotógrafo Jorge Herrán. Ao encontrá-lo, ele me falou sobre os direitos de imagem do acervo, condicionando a diminuição da resolução, quando houver postagens. Então fiquei na retaguarda e zerei tudo. Agora volto bem limitado.


Aqui o Teatro Amazonas em construção. A cidade é um povoado acanhado no final do século 19. A inauguração aconteceu em 31 de dezembro de 1896.

Aos poucos vou expor as belezas da Belle Epoque manauara e sua rica história, ligada ao apogeu da exploração comercial da borracha.

Secretaria de Cultura-AM:
www.culturamazonas.am.gov.br

História do teatro:
seringalguapimirim.com.br

2 comentários:

  1. Anônimo7/12/2012

    Pelo que se sabe o fotografo das fotos é Felippo Fidanza, falecido em 1904.

    Outro fotográfo famoso é o George Hubner, falecido em 1935.

    Pelo que se vê essa familia esta tomando posse do nome dos fotográfos e substituindo pelo nome desse fotografo que publica as fotos como se fosse dele.

    Não seria o caso de contestar esse comportamento? Algumas fotos tem mais de 100 anos. E pelo que sei esse Jorge Heran nem sequer divulga qual o nome dos verdadeiros fotografos.

    Há varios albuns da cidade de Manaus que qualquer um pode colocar na Internet. Muito estranho esse caso.

    ResponderExcluir
  2. Seu comentário foi publicado pelo conteúdo; mas sem nenhuma dúvida, que a credibilidade só aumentaria, com a divulgação do nome. O anonimato nesses casos, não me agrada. Se é que agrada outras pessoas.

    ResponderExcluir

Fique à vontade a casa é sua!