domingo, 31 de julho de 2011

Manaus antiga


Retirei dezenas de fotos antigas de Manaus, que devem ter feito muita falta aqui no blog. Sem dúvida eram úteis para consultas e pesquisas; bem como, para a satisfação de visitantes curiosos, com o passado glorioso da cidade.

Muitos desses registros, foram adquiridos por uma família de peruanos, que tem um representante morando na capital do Amazonas. Trata-se do fotógrafo Jorge Herrán. Ao encontrá-lo, ele me falou sobre os direitos de imagem do acervo, condicionando a diminuição da resolução, quando houver postagens. Então fiquei na retaguarda e zerei tudo. Agora volto bem limitado.


Aqui o Teatro Amazonas em construção. A cidade é um povoado acanhado no final do século 19. A inauguração aconteceu em 31 de dezembro de 1896.

Aos poucos vou expor as belezas da Belle Epoque manauara e sua rica história, ligada ao apogeu da exploração comercial da borracha.

Secretaria de Cultura-AM:
www.culturamazonas.am.gov.br

História do teatro:
seringalguapimirim.com.br

2 comentários:

  1. Pelo que se sabe o fotografo das fotos é Felippo Fidanza, falecido em 1904.

    Outro fotográfo famoso é o George Hubner, falecido em 1935.

    Pelo que se vê essa familia esta tomando posse do nome dos fotográfos e substituindo pelo nome desse fotografo que publica as fotos como se fosse dele.

    Não seria o caso de contestar esse comportamento? Algumas fotos tem mais de 100 anos. E pelo que sei esse Jorge Heran nem sequer divulga qual o nome dos verdadeiros fotografos.

    Há varios albuns da cidade de Manaus que qualquer um pode colocar na Internet. Muito estranho esse caso.

    ResponderExcluir
  2. Seu comentário foi publicado pelo conteúdo; mas sem nenhuma dúvida, que a credibilidade só aumentaria, com a divulgação do nome. O anonimato nesses casos, não me agrada. Se é que agrada outras pessoas.

    ResponderExcluir

Fique à vontade a casa é sua!