terça-feira, 30 de agosto de 2011

Manaus: corrida pedestre


O trânsito em Manaus, está causando impacto social, muito comum nas grandes cidades, pela falta de estrutura adequada e engenharia de tráfego necessária. Nesse estrangulamento urbano, o pedestre fica envolto no fluxo diário de veículos, agonizando no imenso tumulto.


Quando há alternativa, surge o risco próprio. A passarela que conecta as margens das pistas da avenida Djalma Batista, que por acaso, também faz a ponte com um dos Shoppings locais, parece não ter utilidade, pois a maioria das pessoas, atravessa correndo, se expondo ao perigo.


O autor do blog ficou pouco tempo, observando os aventureiros dando motivos para cliques; preservei a imagem frontal de uma grande parcela, mas também, me escondi do sol implacável que ardia na tarde desta terça-feira, 30 de agosto de 2011, ficando na sombra. 

O ideal seria ter me acomodado do outro lado, esperando os grupos que chegavam. Neste flagrante, veja a mulher carregando no colo a criança indefesa.


Neste momento, foco o vai de uns, com o vem de outros, no encontro da ousada travessia da avenida, um iato oportuno para a corrida; e aquela carregando a criança, com a mochila nas costas, vai no bolo.


Agora a criança vai ao comando da mãe, enquanto a senhora aguarda.


A senhora sai em arrancada. A mãe espera, com a criança ainda subindo no meio da pista. Um vídeo mostraria a coragem ou a falta de responsabilidade.


O taxista surge na boa ação; a mulher me disse que é de Boa Vista-RR e se acidentou faz pouco tempo. Está com a perna em tratamento.


Os dois estão no meio da Djlama Batista, pedindo passagem.


Este corre e salta para o meio da pista.


Aqui mais corredores diários, rumo ao Shopping.


Este atravessa tranquilo, falando ao aparelho celular. Foram mais de meia hora assistindo a falta de paciência do público. Era simples caminhar até a passarela e não ter que arriscar a pele, na loucura do trânsito. Fazer o quê? Eles querem.

*Clique nas imagens para ver em tamanho ampliado.

Fotos:
Aldemir Bispo

Um comentário:

  1. Parabéns... ótima materia.

    Peguei algumas fotos e alguns comentarios aqui da página para acrescentar na minha página no facebook para divulgar essa problematica diaria que vivemos no trânsito de Manaus.

    https://www.facebook.com/educandotransito

    ResponderExcluir

Fique à vontade a casa é sua!