Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

As últimas viagens das balsas da travessia Manaus/Iranduba-AM


Nesta postagem o blog registra os últimos dez dias na contagem regressiva para o encerramento do serviço de travessia, executado pelas balsas, (Ferry Boat), do porto de São Raimundo/praia do Brito, na margem oposta (direita) do Rio Negro.

No fundo da imagem, aparece a ponte que será inaugurada em 24 de outubro de 2011, dia do aniversário de Manaus, quando então passará a ser o novo meio de ligação das margens do rio.


As balsas vão parar de funcionar neste trecho do majestoso Negro, dia 25 próximo, para se juntar dia 30, com as outras que fazem o mesmo serviço, para o município do Careiro, saindo do porto da Ceasa.


Sete unidades delas, ainda operam no percurso Porto de São Raimundo/Praia do Brito.


Aqui a ponte, avistada de dentro da balsa.


Encontrei o grupo liderado por este cineasta, que estava em plena atividade na produção de um documentário registrando as últimas operações do Ferry Boat nesta travessia.  


A ideia está relacionada com as histórias de pessoas, que usaram este trajeto. Em novembro a produção será exibida em Manaus.


O Manauara Oséias Mendonça, de 36 anos, trabalha nesta atividade desde os 30. Sendo há seis como Contra-Mestre Fluvial. Concursado, ele presta serviço ao Governo do Estado.


Oséias está realizando as últimas operações como comandante neste trecho do rio Negro, em conjunto com dois marinheiros de convés e dois de máquina.


A balsa transporta em média 22 automóveis. Entretanto, este número é variável, de acordo com os caminhões ou outros tipos de veículos.


O encerramento destas operações vão acontecer no dia 25 próximo.  

Fotos: Aldemir Bispo de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade a casa é sua!