sexta-feira, 14 de outubro de 2011

As últimas viagens


Nesta postagem o blog registra os últimos dez dias na contagem regressiva para o encerramento do serviço de travessia, executado pelas balsas, ou Ferry Boat, do porto de São Raimundo, até a praia do Brito, na margem oposta (direita) do Rio Negro.

No fundo da imagem, aparece a ponte que será inaugurada em 24 de outubro de 2011, dia do aniversário de Manaus; e então passará a ser o novo meio de ligação das margens do Rio.


As balsas vão parar de funcionar neste trecho do majestoso Negro, dia 25 próximo, para se juntar dia 30, com as outras que fazem o mesmo serviço, para o município do Careiro, saindo do porto da Ceasa.


Sete unidades delas, ainda operam neste percurso até a praia do Brito.


Aqui a ponte, avistada de dentro da balsa, ou Ferry Boat, como é a denominação oficial pelo mundo.


Encontrei este grupo liderado por um cineasta, que produz um documentário, registrando os últimos momento da travessia.


A ideia está relacionada com as histórias de pessoas, que usaram este trajeto. Em novembro a produção será exibida em Manaus; e o blog trará mais detalhes.


O Manauara Oséias Mendonça, de 36 anos, trabalha desde os 30, portanto há seis, como Contra-Mestre Fluvial. Concursado, ele presta serviço para o Governo do Estado.


Oséias está fazendo as últimas operações como comandante neste trecho do Rio Negro. Dois marinheiros de convés e dois de máquina, completam a tripulação.


A balsa transporta em média 22 automóveis; mas este número é variável, de acordo com os caminhões ou outros tipos de veículos.


Até o dia 24, o serviço vai continuar e deixará saudade, para quem como o autor do blog, soube usá-lo, com absoluta conveniência e prazer.

Fotos: Aldemir Bispo de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade a casa é sua!