Páginas

domingo, 8 de janeiro de 2012

Um clássico da Vila


O clima de carnaval já se instalou desde o réveillon, em muitos lugares do país. Acima está o aúdio extraído no YouTube de um dos mais espetaculares sambas de enredo, já criados.

Relembro aqui com prazer, "Onde o Brasil aprendeu a liberdade". O autor deste blog citou para um músico local, na tarde de sábado, 7 de janeiro de 2012, esta maravilha composta por Martinho da Vila, Rodolpho e Grauna, apesar do encontrado na pesquisa existir conflito com os dois últimos nomes.

O enredo que tratou da revolta dos Guararapes, onde surgiu o Exército Brasileiro, pela reunião de brancos, índios e negros, que lutaram e expulsaram os invasores holandeses de Pernambuco.

Não vou contar história, até porque isto fica para os experts; o que eu quero é compartilhar esta riqueza escrita no passado brilhante da Vila. O sexto lugar naquele desfile de 1972, não ofuscou a notável composição.

Impressionante é que até os nossos dias, houve uma transformação nas letras e rítimos, do que ouvimos oriundo das agremiações realizadoras dos desfiles do caranaval carioca; o mais excitante do nosso chão. Então, aprecie esta obra popular magnífica. Clique aqui e ouça.

Dados de Martinho da Vila:

Saiba mais sobre este enredo no link abaixo:

Vencedoras dos desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro-RJ:

Áudio extraído do YouTube: http://www.youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade a casa é sua!