Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2012

O Inesquecível Cruzeiro


O futebol continua sendo um dos assuntos mais comentados pelos brasileiros. E nas mesas e balcões de bares desse país, muitas das vezes, não há como evitar um bate-papo que inclua recordações das escalações de diversos times ou seleções, em épocas distintas.

Sempre é possível encontrar uma mala que ouviu a música mas não sabe seu ritmo, título, ou o nome de quem a canta; mas quer duvidar e causar polêmica; conheço uma quantidade irritante dessas criaturas vagantes. Por outro lado me deparo de vez em quando, com autênticos conhecedores de muitas histórias fabulosas do esporte mais popular do mundo.

No Bar do Armando, aqui em Manaus, fui apresentado pela rotina dos "esbarrões" ao Francisco David, um mineiro que está há uns sete meses na capital amazonense. O torcedor do Cruzeiro de Belo Horizonte-MG, debateu de forma sadia comigo, sobre a grande equipe campeã da Taça Brasil de 1966.

Daquela fase áurea, eu li bastante na antiga revista Placar, sepultada nos dias atuais, pela falta de algo que não sei explicar. O certo é que a qualidade imensurável de suas edições da década de 70, esvaiu-se feito fumaça da mídia e dos meus arquivos.

Enquanto fui colecionador, dediquei muito tempo, pesquisando a respeito de diversas histórias do esporte bretão, mas parei no decorrer da década de 80, quando vi a mudança no editorial e na forma da tal publicação chegar nas bancas de vendas de jornais e revistas. O belo trabalho dela ficou no passado. E na ausência do que a mencionada revista fazia, o nada bobo Milton Neves, seguiu executando na TV e na internet, algumas das sessões da sensacional Bíblia do futebol brasileiro.

O Francisco David, me enviou as fotos do time do Cruzeiro de 1966, viajando de trem; uma relíquia cedida por um leitor ao site do Milton. São fotos magníficas daquele timaço da "Raposa" que indico em link, para apreciá-las como registro de um período cheio de craques, que seriam bem superiores aos que assistimos hoje, dando caneladas e botinadas nos gramados tupiniquins.

Siga para o site para conhecer ou recordar, os grandes momentos da história do futebol gigante de Minas e, lógico, do Brasil. Clique aqui e veja.

Fotos e informações: http://blogmiltonneves.bol.uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade a casa é sua!