Páginas

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Aniversário de Edson Piola


O autor deste blog lembra desde sua infância e depois por toda a sua existência, da fama do atacante amazonense Edson da Costa Petrúcio, o Edson Piola.  Ele também atuou com seus irmãos, Antonio (lateral-direito) e Zequinha (quarto-zagueiro, falecido há poucos anos). O artilheiro foi considerado por muitos como o segundo melhor jogador de futebol do Amazonas, sendo superado pelo saudoso Paulo Oneti. E os dois figuram na seleção do estado de todos os tempos.

Hoje, Edson Piola completa 69 anos. Neste dia do mês, o Brasil perdeu a Copa do Mundo para o Uruguai em 1950 no Maracanã. O craque não tem nada com isso. Muito pelo contrário! Ele escreveu seu nome na história do nosso futebol. Não encontrei material sobre a realidade dele nos dias atuais. O seu Edson é meu vizinho na distância de sete imóveis na rua Silva Ramos, fronteira do centro com o bairro Praça 14 de Janeiro, em Manaus-AM.

Ele mora nos altos de um prédio onde no térreo funciona a sua gráfica. Não o fotografei ainda por falta de oportunidade, apesar de encontrá-lo no cotidiano. Talvez não queira incomodá-lo ou quem sabe seja uma tímida reação diante do jeitão dele. No entanto, todos observam-no como pessoa de padrão justo e comportamento ilibado. Saúdo aqui neste modesto espaço, essa lenda viva, que já deu muitas alegrias aos torcedores do Fast Clube, onde se tornou um ícone na vitoriosa carreira encerrada no começo dos anos de 1970. 



Abaixo mais links sobre Edson Piola, incluindo o Baú velho do saudoso Carlos Zamith. 
 

Um comentário:

  1. Boa noite, sou filha do Ângelo, que jogou no time do FAST no ano de 1972, e ele gostaria de entrar em contato com o Edson Piola. Hoje moramos em REsende-RJ. Ele tinha o número de telefone, mas mudou e não tem o número certo. Aguardo contato. Obrigada

    ResponderExcluir

Fique à vontade a casa é sua!