Páginas

domingo, 20 de janeiro de 2013

Três décadas da morte de "Mané Garrincha"

Este domingo (20.01), marca os 30 anos do falecimento de um dos mais habilidosos jogadores de futebol do mundo em todos os tempos. O saudoso Manoel Francisco dos Santos, popularizado como Garrincha, nasceu em 28 de outubro de 1933, na localidade de Pau Grande, distrito de Magé-RJ e faleceu em 20 de janeiro de 1983 na capital do Rio de Janeiro-RJ.

Desde que abandonou o futebol no início da década de 1970, ainda não apareceu nada que se aproximasse da sua genialidade dentro de campo. Fora dele, já é outra história! O cidadão Manoel Francisco, enfrentou problemas na sua vida social, sendo o alcoolismo o mais grave. Garrincha morreu pobre! Difícil imaginar que este astro do futebol, que encantou o até adversários, tenha chegado ao ponto em que chegou. Seus dribles geniais levaram ao delírio os torcedores do Botafogo, clube que o revelou. Defendeu o Brasil em três Copas do Mundo: em 1958, 1962 e 1966. No Chile em 62, foi o principal jogador da Seleção Canarinho e daquele campeonato mundial.     

Meu primeiro programa esportivo em 1990, na Rádio Baré, foi dedicado ao inesquecível "Anjo das pernas tortas". Sinto vontade de postar fragmentos do áudio. Apesar de alguns tropeços (foi uma estreia!), fiz um trabalho árduo e emocionante, voltado para as pesquisas sobre uma época, em que havia mais sentimento entre os cidadãos decentes deste país. 

Esta é uma pequena homenagem, para guardar na memória dos que sempre deram valor aos artistas, que mostraram nos gramados, verdadeiras obras primas. Clique aqui e leia mais na Wikipédia

Fotos e informações: Wikipédia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade a casa é sua!