Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2020

A entrevista do General Newton Cruz no canal Globo News em 2010

A ousada ideia de comparar épocas na mídia é a razão desta série de postagens iniciadas há poucos dias. Esta introdução faz parte dos objetivos das postagens iniciadas e das futuras. Na quarentena provocada pelo novo coronavírus, os acessos à internet aumentaram no mundo inteiro com múltiplas opções. 

YouTube (fundado em 2005 nos EUA), ajudou na transformação da comunicação via Web (World Wide Web), possibilitando avanços no cotidiano mundial através da tecnologia da informação. Enfim, haja volume textual para tentar resumir o que aconteceu no Mundo em uma década e meia. Em nosso país então! E tentar resumir os fatos diante do 'tabuleiro' político-social do Brasil nestes 15 anos, não é tarefa fácil. 

Só para postar exemplos partindo de um ano onde a tecnologia da informação ainda engatinhava, requer paciência e o mínimo  de organização. Caso contrário, o material será desperdiçado. Melhor seguir para o que interessa. 

Nesta segunda postagem da série iniciada com o escândalo do mensalão, o autor desta página insere um conteúdo levado ao ar via mídia televisiva em 2010, quando o país atravessava o segundo e último mandato de Lula na presidência da República. Também foi eleitoral, culminando com a ascensão de Dilma Roussef como a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do executivo federal. Curioso é que, quando assumiu em janeiro de 2011, insistiu em ser chamada de PRESIDENTA.

O país vivia um momento de euforia populista, com as Organizações Globo - assim era denominada a empresa - fundada por Roberto Marinho, que já tinha O Globo (jornal) e  a emissora de rádio do mesmo nome. Em 1965, fundou a TV Globo que tornou-se a líder de todo seu império midiático.     

Neste ano, o canal de TV por assinatura GloboNews, da família Marinho, lançou o DOSSIÊ GLOBO NEWS - uma série de reportagens narradas pelo ícone do telejornalismo Sérgio Chapelin, sobre os 25 anos daquele período de 1964-1985, ocorrido nesta terra tupiniquim.

A entrevista completa (1/5) cedida pelo General de Exército Newton Cruz (30.10.24) ao saudoso e competente repórter pernambucano Geneton Moraes Neto (13.07.56-22.08.16), foi uma das mais célebres da história da televisão brasileira. Naquele 2010, o General tinha 85 anos, ele agora, está com 95. Quisera, que os seres humanos alcançassem tamanha graça. 

Voltando ao material histórico, fica clara a intenção do repórter em desestabilizar o entrevistado, seguindo os propósitos 'recomendados' - há de se imaginar - pela intenção editorial. E Geneton foi um profissional admirável. Soube conduzir a gravação daquela chance ímpar, provocando nas indagações com equilíbrio impressionante, o entrevistado, o que chega a ser um de cérebros diferenciados. Que jornalista espetacular foi o saudoso Geneton! 

Quem não valorizar a franqueza do General é mesmo um fanático robotizado. A personalidade dele é uma das mais admiráveis já vistas. Declara tete a tete o que pensa e ponto final. Dá para ver que houve cortes abruptos na edição. O General deu um show nas atitudes! Ele chega a perguntar se o repórter revela o sigilo da informação (a fonte) depois de mais um trecho com depoimentos de assuntos guardados durante décadas. 

Durante anos ainda no começo da minha puberdade, fui contrário ao que chamaram de Regime Militar. Não o aceitei como muitos que o vivenciaram. Não faço apologia à politicagem. Sou brasileiro nato e quero ver evolução, independente dos partidos políticos. 

Vou deixar a extensão no texto e rumar para o link dessa verdadeira aula de jornalismo em como seguir recomendações na empresa de comunicação e não perder a excelente oportunidade para contribuir com a história. Assista ao vídeo completo.


Foto: capturada do vídeo

Canal do vídeo completo: 
https://www.youtube.com/channel/UChbg8x9a6HHJqA1YddgOHWg
  
Fonte do vídeo no YouTube (dividido 1/5): http://www.youtube.com/watch?feature=...

Auxílio: wikipédia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade a casa é sua!